Como a Jurimetria dribla passivos e oferece melhores decisões

Como a Jurimetria dribla passivos e oferece melhores decisões

Definitivamente, o melhor jeito de se prevenir contra passivos trabalhistas é conhecer suas causas. Contudo, essa é uma tarefa de complexidade proporcional ao tamanho das empresas e à diversidade de negócios em que elas estão envolvidas. Além disso, fatores externos como a instabilidade econômica e a insegurança do mercado também são capazes de influenciar sobre os passivos trabalhistas e, nesses momentos, é ainda mais importante mitigar os riscos para manter saudável as finanças da companhia, honrando os compromissos com seus colaboradores.

Uma técnica que traz consigo o método necessário para assegurar o cumprimento dessas metas e que, aos poucos, vem ganhando o devido reconhecimento é a jurimetria. Se manter o seu negócio longe dos riscos trazidos pelos passivos trabalhistas é uma prioridade para sua empresa, vamos mostrar aqui porque contar com a jurimetria é um diferencial.

 

O que é jurimetria e por que é um diferencial

Em sua definição mais simplificada, a jurimetria é o uso da Estatística aplicada ao Direito. Mas o que isso significa na prática? A jurimetria reúne e observa uma série de dados retirados de tribunais e processos e utiliza métodos quantitativos para estabelecer probabilidades, facilitando a compreensão de padrões em decisões. 

Grandes departamentos jurídicos corporativos podem utilizar a jurimetria para análises preditivas que abordam, por exemplo, a previsão de valores indenizatórios, o tempo de duração de um processo trabalhista e até mesmo determinações da justiça. Nesses estudos, o apoio tecnológico tem um papel fundamental. Para chegar aos dados estratégicos que a prática oferece, é preciso reunir e consolidar um volume enorme de informações, e contar com um um software especialmente desenvolvido para esse fim torna o trabalho da jurimetria ainda mais efetivo.

A grande inovação proporcionada pela jurimetria se deve não aos dados apurados separadamente, mas ao cruzamento de informações – o chamado legal analytics – que é capaz de posicionar o departamento jurídico de sua empresa de forma ativa contra litígios trabalhistas.

 

A jurimetria na tomada de decisão

Com a aplicação da jurimetria, é possível identificar os principais riscos e traçar as melhores estratégias para solucionar o passivo trabalhista do seu negócio. As estatísticas fornecidas pela jurimetria também são úteis para oferecer uma visão melhor sobre o entendimento e a aplicabilidade das leis, além de captar possíveis tendências de momento. Isso fornece ao gestor jurídico uma visão macro do cenário legal e o contexto em que sua companhia está inserida, instrumentos necessários para uma maior agilidade e eficácia na resolução de processos e negociações.

Ao organizar e quantificar dados dos processos e determinações judiciais envolvendo sua companhia, a equipe jurídica interna passa a ter um escopo de ação mais assertivo para agir de forma preventiva. Assim, aumenta a probabilidade de desfechos mais favoráveis e, consequentemente, menos gastos.

Um exemplo disso é o trabalho realizado pela Pact, a empresa especialista em redução de passivos e com tecnologia própria em legal analytics proporcionou para seus clientes uma economia de 25 milhões de reais em 2019.


Isso é possível porque, com aplicação de tecnologia exclusiva, a Pact Data identifica os processos outliers ainda na fase de conhecimento. Ou seja, antes da sentença é possível saber quais processos irão se materializar com as maiores faixas de risco, se tornando os mais “caros”. Essa identificação é feita através da análise de indicadores presentes na petição inicial, como por exemplo: pedidos, advogado, função, último salário, etc.

Tal verificação antecipada, obtida por meio da jurimetria, permite companhias a conduzirem os casos em esteira separada, redobrando a atenção nas teses de defesa, na escolha das testemunhas, e na condução da audiência. Assim, com uma atuação detalhada em toda a instrução processual, certamente haverá uma redução no ticket médio.  

 

Na jurimetria, considere trabalhar com parceiros

Tão bom quanto driblar os passivos é fazer isso de forma rápida e com a maior segurança possível. Por isso, retardar a adesão aos benefícios da jurimetria pode acabar saindo caro. Um jurídico mais conectado oferece excelentes condições para que os investimentos em mão de obra e tempo sejam melhores direcionados, e os riscos dos passivos sejam cada vez menores.

Para isso, investir em tecnologia e em uma equipe especializada é fundamental. No entanto, com departamentos jurídicos atribulados, destinar parte do time para um trabalho operacional de tabulação de dados é, muitas vezes, inviável. Assim, considerar o apoio de uma empresa especializada é muito importante.