fbpx

Como empoderar o time jurídico com apoio da tecnologia: um bate-papo com Rafaella Novi, Head Jurídico da CVC

Captura de tela 2024-05-27 171720

Rafaella Novi,  coordenadora jurídico da CVC, está prestes a sair de licença maternidade com muita tranquilidade e segurança de que seu time e colegas estão empoderados o suficiente para, em sua ausência, seguirem conduzindo as agendas da área com assertividade. Para entender melhor os desafios de gestão da Rafaella, e como a tecnologia está contribuindo para um jurídico mais proativo, a Rafaella bateu um papo esclarecedor e alto astral com Carol Hannud, do Studio Pact Insights e Eduardo Oliveira, head de operações da Legal Insights.

 

 

Com uma visão mais ampla e de real significado da parceira com a Legal Insights, a Rafa conta em detalhes sobre essa grande experiência que se tornou um case de sucesso:

 

“Meu amor pelos dados começou lá atrás, quando comecei minha carreira e pediram que eu estabelecesse KPI’s. fui aprendendo. É preciso ter uma base muito confiável de dados, não pode mudar muito. Se um mês classificamos “doença ocupacional” e no outro mudamos para “adicional de insalubridade”, isso muda a estratégia da empresa. Não é só um gráfico. não é só uma planilha, cuidamos de um negócio.”  — Rafaella Novi

Antes da Legal Insights agir, as maiores dores enfrentadas pelo time jurídico da CVC derivavam da falta de automações em processos, mapeamento das atividades, sem contagem da média de tarefas e engarrafamentos de atribuições. Confira a fala do Eduardo sobre as ações da Legal Insights para corrigir esse cenário.

Além disso, ter diversos prestadores de serviços jurídicos como parceiros, pode tornar a gestão jurídica ainda mais complexa. E esse é outro ponto onde o time da CVC evolui com apoio da plataforma Legal Insights.

O cenário jurídico antes do projeto

Quando a Rafaella nos procurou, o jurídico estava imerso em uma rotina onde muito tempo era perdido com tarefas
administrativas, ainda longe da realidade do data-driven e do legal operations. Era assim:

  • Acompanhamento das solicitações inseridas no ERP jurídico por diversos escritórios parceiros realizado via e-mail;
  • Separação manual por níveis de prioridade e prazos para cumprimento;
  • Ausência de controle automatizado e em tempo real;
  • Gestão das solicitações consumindo mais tempo, sem otimização do fluxo;
  • Acompanhamento das divisões das demandas aos gestores internos feito de forma manual.

Os principais resultados obtidos

Economia de tempo da equipe com atividades sistematizadas, permitindo uma alocação mais estratégica dos
recursos humanos é apenas um entre tantos objetivos atingidos como também o reforço reputacional do jurídico como um departamento ágil, eficiente e estratégico e o maior engajamento interno das equipes.

O time jurídico CVC agora está em outro cenário com maior transparência e visibilidade das demandas legais para os gestores internos e demais stakeholders.

“A tranquilidade de você poder sair e aí tem outro líder que vai conseguir lidar com a equipe dele e estar tudo estruturado, é incrível! Desde a parte estratégica, tomada de decisão e tudo isso com dados de qualidade.” — Rafaella Novi, coordenadora jurídico CVC


Continue acompanhando nosso blog e redes sociais para conhecer como está sendo a jornada de transformação de outros gestores e times!