fbpx

As maiores transformações digitais de 2023

images

O ano de 2022 foi bastante agitado. Não bastasse o mundo tentar se reerguer após a pandemia de Covid-19, deflagrou-se uma guerra entre Rússia e Ucrânia, houve interrupções contínuas na cadeia de suprimentos, aumento da inflação global, recessões etc.

 

Apesar desses desafios – ou talvez por causa deles –, as empresas continuaram a investir na transformação digital, criando maior resiliência e adaptabilidade em suas cadeias de suprimentos, relacionamentos com fornecedores e recursos de suporte às suas decisões. Agora, com 2023 chegando, surgem novas metas de negócios, objetivos e iniciativas digitais.

 

Tendências digitais

 

Não são apenas as incertezas e o aumento do custo de vida que estão fazendo as empresas repensarem sua estratégia digital. As mudanças nas expectativas do consumidor e o foco em ESG colocaram ainda mais pressão sobre as organizações, que se veem obrigadas a inovar.

 

Um estudo da McKinsey mostra que 9 em cada 10 empresas acham que seu modelo de negócio precisa mudar em 2023 ou já mudou. Por outro lado, 64% acreditam que precisam construir novos negócios digitais para permanecer economicamente viáveis.

 

Embora não exista uma solução única para todos, quando se trata de transformação digital, uma estrutura bem elaborada pode ser uma ferramenta inestimável para qualquer empresa que esteja procurando fazer a mudança. Compilamos a seguir as tendências mais recentes do mercado, as quais irão moldar as estratégias de transformação digital em 2023.

 

  • Automação

De acordo com a Deloitte, 53% das organizações já começaram a implementar a automação de processos; e espera-se que aumente para 72% nos próximos 2 anos. Enquanto isso, o Gartner prevê que, até 2024, a hiperautomação permitirá que as organizações reduzam os custos operacionais em 30%. Estima-se, assim, que até 2025, o mercado de software de hiperautomação atingirá US$ 860 bilhões.

 

Em 2023, em meio à crescente incerteza econômica, a hiperautomação acelerará a transformação digital e impulsionará o crescimento eficiente para ajudar as organizações a lidar melhor com a disrupção.

 

  • Blockchain

O blockchain, um tipo inovador de livro-razão, permite que as empresas rastreiem uma transação e façam negócios com partes não verificadas, mesmo sem a ajuda de instituições financeiras. Esse novo recurso diminui significativamente os conflitos de negócios e oferece outros benefícios, tais como transparência, segurança, imutabilidade e descentralização.

 

Embora inicialmente tenha começado sua aplicação em transações financeiras, o blockchain começa a ser utilizado em outros setores e indústrias, incluindo cadeia de suprimentos, manufatura, saúde etc.

 

Essa tecnologia tem o potencial de interromper a maneira tradicional de fazer negócios em muitos setores, permitindo criar contratos inteligentes, armazenar registros permanentemente sem qualquer possibilidade de ser adulterado, bem como aumentar o fluxo de caixa, encurtar os prazos de liquidação das transações e reduzir os custos.

 

Não por acaso, espera-se que o blockchain gere oportunidades de negócios significativas, devendo seu mercado global crescer para US$ 23,3 bilhões até 2023.

 

  • Mineração de dados

Aproveitar a mineração de informações para descobrir tendências nos principais fluxos de trabalho de negócios já foi o bastião de grandes corporações que investiram nesse tipo de análise. Mas esses recursos agora estão disponíveis para um público muito mais amplo: empresas de médio e pequeno porte podem explorar os principais fluxos de dados em uma variedade de operações, procedimentos e sistemas.

 

Em 2023, portanto, veremos uma evolução da mineração e análise de dados à medida que as empresas buscam simplificar a complexidade empresarial, reduzir seus custos e obter melhores resultados de negócios através de decisões mais assertivas e estratégicas.

 

  • Inteligência artificial

A inteligência artificial sempre induziu uma sensação de futurismo. E com razão! É difícil imaginar uma máquina tomando decisões estratégicas e impulsionando os rumos da automação. Mas ela não é mais um conceito distante e fora de alcance. Está no agora. De fato, prevê-se que o mercado de inteligência artificial tenha uma taxa de crescimento anual de 52% até 2025.

 

A inteligência artificial é uma das principais tecnologias da transformação digital que pode ajudar as empresas a crescer. Com inovações como aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural (NLP) e análise preditiva, a inteligência artificial está se firmando em todas as áreas de uma organização e em todos os setores.

 

De acordo com a Forbes, cerca de 85% das empresas estão avaliando ou já usando essa tecnologia em seus negócios. Afinal, já é notável que essa ferramenta tem o potencial de transformar as organizações para torná-las adaptáveis e orientadas para os clientes. Além disso, a inteligência artificial contribui ajuda a criar uma estrutura de transformação digital bem-sucedida que se adapta completamente aos requisitos de uma organização.

 

  • Nuvem

Essa tecnologia não é exatamente nova, mas as empresas estão confiando cada vez mais nela, principalmente quando se trata de cortar despesas, melhorar a acessibilidade e terceirizar tediosos trabalhos.

 

Prevê-se que, em 2023, mais empresas migrarão para a nuvem à medida que a tecnologia se desenvolver e a velocidade da internet aumentar – notadamente com a implementação do 5-G –, especialmente em países onde historicamente têm sido lentas.

 

O uso da nuvem resolve os desafios de disponibilidade e desempenho, além de proporcionarem compartilhamento e gerenciamento de dados, otimizando o tempo de comercialização, auxiliando no desenvolvimento de aplicativos, acelerado procedimentos etc. Enfim, a tecnologia em nuvem se tornou mais do que uma necessidade comercial, pois ajuda as empresas a se tornarem mais ágeis, eficientes e flexíveis.

 

Olhando para o futuro

 

Independentemente do setor e do tamanho, a transformação digital é uma resposta para todos os negócios que desejam se manter competitivos, ágeis e lucrativos.

 

De sistemas, processos, fluxo de trabalho e cultura, a transformação digital impulsionada por tecnologias muda a maneira como uma organização opera. Tem o poder de reinventar processos de negócios, automatizando fluxos de trabalho internos repetitivos e influenciando na tomada de decisões mais estratégicas e assertivas, capacitando assim a força de trabalho e a organização como um todo.

 

Por isso, visando impulsionar a inovação, as empresas devem buscar maneiras novas de entregar a rápida mudança que organizações, funcionários e clientes esperam. Devem aproveitar os recursos e os dados digitais com mais eficiência do que nunca, oferecendo resultados mais rápidos, econômicos, seguros e eficientes.

 

Nessa mesma direção, a Pact veio para trazer agilidade e praticidade para soluções de demandas jurídicas e financeiras, conferindo métricas que auxiliam o departamento jurídico a tomar as melhores decisões e com mais eficiência na gestão do acervo processual. Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe!