fbpx

Quais as vantagens do data driven nas empresas?

Data-Driven

Os dados foram transformados na matéria-prima mais valiosa para as empresas gerirem e gerarem negócios. A crescente digitalização no século XXI com a aceleração nos anos de pandemia levou a uma maior utilização de ferramentas e dispositivos cujo uso gera uma enorme quantidade de dados que, quando estruturados e analisados ​​corretamente, fornecem informações valiosas para a tomada de decisões.

A tendência continuará a aumentar nos próximos anos. Segundo um estudo da International Data Corporation (IDC), cerca de 5 bilhões de consumidores interagem com dados diariamente. Até 2025, estima-se que esse número suba para 6 bilhões, o que equivale a aproximadamente 75% da população mundial, e, até lá, cada pessoa conectada interagirá com dados a cada 18 segundos. Nesse futuro próximo, o armazenamento de informações aumentará para 175 zettabytes, o que representa um aumento de 61% em relação a 2018.

As organizações, vendo como essas tendências estão afetando mercados inteiros, estão adotando uma cultura orientada por dados para evitar ficar para trás de seus concorrentes e obter resultados. Essa é justamente a essência do data driven, que será abordado no texto a seguir.

 

O que significa ser orientado a dados?

O termo data driven significa que uma entidade é orientada para tomar decisões táticas e estratégicas com base em dados, e não intuição, opiniões pessoais, observações gerais ou pura esperança. Significa, assim, analisar métricas importantes primeiro e depois avaliar suas opções antes de tomar uma atitude.

Dessa forma, as organizações coletam, analisam e obtêm insights de dados para resolver problemas de negócios, identificar novas oportunidades de crescimento e gerar lucros (de acordo com um relatório da Forrester, as empresas crescem a uma média de mais de 30% ao ano quando usam essa ferramenta).

 

Os benefícios dos insights orientados por dados

Desde melhorar as operações até impulsionar as vendas, a tomada de decisões baseada em dados oferece muitas vantagens para as empresas. Os exemplos a seguir destacam alguns dos muitos benefícios da cultura data driven.

  1. Clareza nas oportunidades de negócios

A estratégia baseada em informações coletadas agiliza todo o processo de pesquisa de mercado. Ajuda a entender comportamentos e tendências do consumidor antes que os concorrentes o façam, revelando se é melhor lançar ou descontinuar um produto.

A Netflix, por exemplo, coleta e analisa dados de clientes para ver quais tipos de filmes e programas são populares. Ela usa os insights obtidos para comprar scripts semelhantes com base nas preferências anteriores dos assinantes. A empresa usou essa estratégia embasada em dados para aumentar seu valor comercial em mais de US$ 50 bilhões durante o pico da pandemia em 2020.

A Amazon também aproveita os dados do consumidor – como histórico de navegação, compra do cliente e preferências – para alimentar seu mecanismo de recomendação de produtos. A iniciativa é certeira: gerou cerca de 35% da receita da empresa .

 

  1. Maior eficiência operacional e redução de custos

Ao analisar dados de desempenho de negócios, é possível compreender estratégias que funcionaram e não funcionaram no passado, decisões e/ou políticas que geraram o maior retorno, operações e custos que podem ser otimizados e outros impulsionadores de seus negócios. Por exemplo, um crescimento mais lento das vendas pode ser um sinal de desempenho ruim da equipe de vendas. Ao pesquisar os dados, um gestor pode desenvolver estratégias de vendas e marketing para melhorar o desempenho.

Com base em informações atualizadas, pode-se encontrar maneiras de diminuir as despesas e reduzir o desperdício ou aumentar o valor dos ativos existentes. Isso pode melhorar a economia de custos e maior eficiência em toda a organização.

 

  1. Vantagem competitiva

Dados e análises podem ajudar as organizações a responder às mudanças do mercado mais rapidamente. Ao aproveitar a análise de dados, as empresas podem prever tendências futuras, identificar comportamentos do consumidor e detectar novas oportunidades de negócios mais rapidamente, criando o potencial para obter uma vantagem de mercado.

 

  1. Melhorar a experiência do cliente com a marca

Vivemos em um mundo de incontáveis produtos e serviços, cujos clientes (atuais ou potenciais) têm várias opções de escolha. Não bastasse, a competição entre as empresas nunca foi tão intensa.

Uma maneira muito estratégica de melhorar o conhecimento da marca e se tornar relevante em seu negócio é entender o que seus clientes dizem sobre sua marca. Porém, sem dados, torna-se bastante desafiador até saber quem são seus clientes, se eles gostam de seus produtos e serviços ou se suas campanhas de marketing são eficazes.

De acordo com o levantamento da MicroStrategy, com base nos resultados de um estudo do McKinsey Global Institute, as empresas orientadas por dados têm 20 vezes mais chances de adquirir novos clientes e seis vezes mais chances de mantê-los.

 

  1. Clareza nas oportunidades de negócios

Como já deu para perceber até aqui, a estratégia data driven agiliza todo o processo de pesquisa de mercado. Os departamentos que monitoram as métricas e acompanham seus resultados podem usar essas informações para fazer mudanças e melhorias contínuas e incrementais.

A luz obtida com os dados permite que você compare o desempenho existente e desenvolva um caminho claro para alcançar seus objetivos. Você ganha uma maior compreensão do impacto de cada decisão de negócios que você toma. Isso fornece justificativas lógicas e concretas para suas escolhas.

Cada litígio existente em uma empresa, por exemplo, gera uma quantidade significativa de dados. A partir daí, fazer predições com base nesse universo qualitativo na hora da tomada de decisão pode resultar em muito dinheiro economizado.

 

Fato é que toda organização precisa ter em mãos indicadores de qualidade que possam dar sinais sobre o que está acontecendo. Um trabalho preventivo, através de uma análise técnica para estruturar os dados e gerar informações, trará resultados positivos para toda a cadeia de gerenciamento de riscos, maior eficiência e redução de custos.

E é assim que podemos te ajudar! O time Pact e Legal Insights transforma seus dados jurídicos em otimização de processos e redução de custos para o seu negócio e para os seus clientes.

Vamos olhar mais de perto a sua base de dados? Entre em contato conosco!