fbpx

Trilhando a eficiência: o percurso dos estágios de maturidade jurídica

cubo

Os estágios da maturidade no campo jurídico representam um caminho de aprimoramento contínuo, evoluindo para alcançar um patamar de excelência operacional, com o auxílio de soluções que não são apenas tecnológicas, mas, principalmente, uma gestão eficiente.

A jornada abraça gradualmente a adoção de práticas e ferramentas que conferem maior controle de despesas, eficiência e valor agregado para toda a organização. E entender o nível de inovação dos departamentos jurídicos é o primeiro passo para impulsionar os negócios.

Entretanto, alcançar a excelência operacional requer um processo estruturado de consultoria de eficiência operacional. Por meio de uma revisão completa da gestão do departamento jurídico, são identificados pontos de melhoria e oportunidades de crescimento. Abordaremos a seguir os principais pilares de maturidade no âmbito jurídico. Confira!

 

Liderança

É comum que as empresas sejam estruturadas com cargos como vice-presidente, diretor, gerente, coordenador. Para se obter um grau de maturidade relevante, o primeiro passo é ter na empresa alguém com propriedade e capacidade de liderança para direcionar e estimular o andamento do processo de inovação.

Governança

As empresas nos estágios iniciais do modelo de maturidade geralmente não possuem um recurso de operações jurídicas dedicado. Sem um procedimento concreto para materializar a inovação, dificilmente se tornará mais do que uma aspiração.

Como mudar isso? Com gestão e governança que priorizem estratégias de expansão empresarial por meio de projetos inovadores.

Atingir o nível certo de maturidade operacional requer preparação, planejamento, paciência e persistência. Ninguém atinge esse patamar da noite para o dia. Contudo, com o princípio da inovação profundamente enraizado na governança na corporação, chegar lá não será tão difícil.

Relacionamento

Organizações em um estágio inicial de maturidade costumam ter equipes com pensamentos heterogêneos, com pouca diversidade de experiências e atribuições multidisciplinares. Mas a criação de projetos substanciais, utilizando apenas os recursos humanos internos, muitas vezes se torna ainda mais complexa, pois os colaboradores tendem a ser influenciados pela rotina cotidiana do negócio.

Por esses motivos, para além das equipes internas, as empresas precisam incorporar recursos humanos externos na concepção de projetos inovadores. A matéria-prima, portanto, envolve a escolha de pessoas engajadas, onde cada indivíduo, com sua particularidade, contribui com aquilo que tem de melhor.

Isso porque a inovação é entendida como o resultado de um processo dinâmico de interações envolvendo ciência, tecnologia e pesquisas (desenvolvidas nas universidades, empresas, entidades promotoras da inovação, consumidores e governos).

Cultura

Como dito acima, estabelecer uma cultura de inovação não ocorre de forma repentina. É requerido um processo de imersão gradual através de iniciativas que ofereçam incentivos e benefícios àqueles que propuserem projetos inovadores. Somente assim, a promoção da cultura da inovação no seio da organização é fomentada.

 

Encontrando o equilíbrio

A marca registrada da maturidade completa é a excelência operacional em todas as etapas do processo. Importante lembrar, porém, que nem todas as empresas irão chegar a esse estágio. A chave é encontrar o estágio certo para que a empresa atinja seus objetivos, ou seja, posicionar o departamento jurídico de maneira proativa em relação aos negócios.

Se isso significa obter transparência em suas operações, um trabalho de mineração de dados visando obter insights para mudar comportamentos organizacionais ou algo intermediário, dependerá do tamanho do seu departamento, do valor dos gastos jurídicos e de outros fatores.

 

A Pact te ajuda a entender o grau de inovação!

Para ajudar a compreender o grau de maturidade do seu departamento jurídico, disponibilizamos um questionário que identifica quais são os principais pontos de foco em cada estágio de maturidade inovadora. Com base nisso, será possível determinar as áreas-chaves que merecem destaque em cada etapa do processo de avanço em inovação, que abrange os tópicos mencionados nesse texto: liderança; gestão e governança; relacionamento e; cultura.

Com base nas respostas às perguntas fornecidas em nosso Quiz, você pode avaliar o nível de desempenho do departamento jurídico em relação à inovação e identificar áreas que precisam ser aprimoradas.

Basta clicar no link abaixo. Vamos lá?

https://www.pactbr.com/quiz/